Nome Completo:
Tharsila Pandeló de Oliveira
Unidade da USP:
Faculdade de Medicina - Fofito
Programa de Pós-Graduação:
MPTO
Nível:
Mestrado
Resumo:
No Brasil, desde 2012, as crianças autistas têm o direito de serem matriculadas na escola regular, pública ou particular. Entretanto, a educação inclusiva ainda está longe de ser uma realidade consolidada. Este trabalho partiu de entrevistas a duas Professoras da rede particular de ensino e de duas Terapeutas Ocupacionais que atuam com crianças autistas em clínicas particulares para investigar, por meio do relato de suas próprias experiências profissionais, quais os facilitadores e barreiras identificam para a inclusão destas crianças. Os resultados identificaram que mesmo no contexto socialmente privilegiado das escolas particulares do município de São Paulo, ainda são identificadas barreiras para a inclusão escolar destas crianças. Também pôde-se identificar um campo de trabalho interdisciplinar e interprofissional potente para as ações voltadas ao ganho de participação e autonomia destas crianças no contexto escolar: o trabalho colaborativo entre Professores e Terapeutas Ocupacionais. O produto técnico, exigido pelo programa de mestrado profissional, propôs o curso: Atualização e desenvolvimento profissional para apoio à inclusão escolar de crianças com TEA: construindo práticas colaborativas na interface saúde-educação.