A Pró-reitoria de Pós-Graduação tem como uma de suas diretrizes a Internacionalização da pós-graduação. A internacionalização se efetua, especialmente, por meio de acordos bilaterais, em que se desenvolvem projetos conjuntos de pesquisa entre grupos brasileiros e estrangeiros e pela mobilidade de alunos e docentes. Tais ações auxiliam na inserção em redes internacionais de pesquisa, na obtenção de financiamento estrangeiro para pesquisas, na melhoria qualitativa das pesquisas e na obtenção de duplo-diploma para mestrandos e doutorandos.  

A USP insere-se em Programas Nacionais e Internacionais de Cooperação, visando a projeção da pós-graduação nos contextos do País e mundial. Agências de fomento como FAPESP, CAPES e CNPq financiam programas dessa natureza, sendo a oficialização das parcerias na USP efetuada por meio de convênios acadêmicos, nacionais e internacionais. 

Ainda, a PRPG possui acordos com a CAPES para inserção de jovens pesquisadores com visibilidade internacional em diversas áreas de conhecimento na pós-graduação. 

Finalmente, alunos podem entrar em vários Programas de Pós-graduação via GRE, numa inciativa da PRPG e FAPESP.  

Programas de Bolsas de Mestrado e Doutorado para países de língua portuguesa, África, América Latina e Caribe, no âmbito do programa PEC-PG – Programa de Estudante Convênio da Pós-Graduação, fazem parte, também, da Cooperação Internacional que a USP mantém com países estrangeiros. 

Ações USP

Ações externas

Agências de fomento