PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino é regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado.
Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas:
- Preparação Pedagógica;
- Estágio Supervisionado em Docência.
Etapa de Preparação Pedagógica
A Etapa de Preparação Pedagógica, assume diferentes características de acordo com a forma como a Unidade de Ensino a estrutura, podendo ser encontrada em duas modalidades:
- Uma disciplina de Pós-Graduação oferecendo créditos, cujo conteúdo estará voltado para as questões da Universidade e do Ensino Superior;
- Núcleo de atividades, envolvendo preparo de material didático, discussões de curriculum, de ementas de disciplinas e planejamento de cursos, coordenadas por professores.
Cada Unidade, por meio de sua Comissão Coordenadora PAE, possui autonomia no formato e na regularidade do oferecimento da Etapa de Preparação Pedagógica, devendo ocorrer pelo menos uma vez ao ano, então os alunos devem obter informações sobre esta etapa diretamente com a Secretaria de Pós-Graduação das Unidades de seu interesse.
A lista das disciplinas válidas como Etapa de Preparação Pedagógica pode ser encontrada em https://www.prpg.usp.br/pt-br/pae/etapa-de-preparacao-pedagogica/disciplinas-validas.
A realização prévia da Etapa de Preparação é condição para inscrição no Estágio Supervisionado em Docência.
Etapa de Estágio Supervisionado em Docencia
Quanto à Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, esta é realizada em disciplinas de graduação USP (alunos de doutorado podem realizar em disciplina de Pós-Graduação, desde que atendam às exigências estabelecidas pela Unidade), devendo o interessado se inscrever em uma Unidade USP da área de conhecimento pertinente ao seu curso. Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades (incluindo entrega de relatório de estágio e ficha de avaliação preenchida pelo supervisor), os participantes que obtêm aproveitamento satisfatório têm direito a um certificado e, a critério da Comissão de Pós-Graduação, poderão receber créditos pela atividade.
Durante o Estágio Supercionado em Docência, os alunos podem, sempre sob a supervisão do docente responsável da disciplina, participar de seminários, aulas teóricas e/ou práticas, experimentos de laboratório, estudos dirigidos e discussão de tópicos em grupos, bem como organizar e participar de plantões para elucidar dúvidas e aplicar provas e exercícios, estando terminantemente vedado substituir o docente nas aulas teóricas e/ou práticas.
As Unidades possuem autonomia no processo seletivo, ocorrendo semestralmente e regido por edital.
O Estágio Supervisionado em Docência tem duração de 5 meses, podendo ser realizado com um auxílio financeiro mensal, dependendo dos recursos financeiros da Universidade, cabe a cada Unidade classificar seus candidatos nos processos de seleção para tal recebimento, podendo os não contemplados realizá-lo de forma voluntária. O valor atual do auxílio financeiro mensal é R$960,39, sendo definido anualmente na proposta de orçamento da Universidade de São Paulo.
O Programa é opcional aos alunos de Pós-Graduação da Universidade, exceto àqueles que são contemplados por bolsa CAPES Demanda Social ou PROEX, cujos regulamentos exigem a realização de estágio de docência.
Portaria do PAE - Versão consolidada
https://leginf.usp.br/?portaria=consolidada-portaria-gr-no-3588-de-10-de-maio-de-2005
Diretrizes
As diretrizes do Programa PAE válidas estão disponíveis para download no formato (.pdf)
- Diretrizes_PAE_29_05_2019.pdf
- Diretrizes para Disciplinas de EPP - 16/04/2024 (documento voltado às Secretarias de Pós-Graduação USP)
Documentos a serem entregues ao final do Estágio Supervisionado em Docência
Ficha de avaliação (supervisor): Ficha de avaliação
Relatório de estágio: Relatório de estágio
Atualizado em 02/07/2024