LUTO PELA VIDA

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP se solidariza com todas as famílias que foram vítimas da Covid-19

Sete trabalhos da USP são agraciados com o Prêmio Capes de Teses 2021

Sete trabalhos da USP são agraciados com o Prêmio Capes de Teses 2021

Notícias >>

A Universidade foi a instituição brasileira com o maior número...

 II Encontro da Pós-Graduação da USP  “Uma Sociedade em Transformação”

II Encontro da Pós-Graduação da USP “Uma Sociedade em Transformação”

Notícias >>

II Encontro da Pós-Graduação da USP “Uma Sociedade em...

USP concede título de Doutor honoris causa ao professor Jorge Almeida Guimarães

USP concede título de Doutor honoris causa ao professor Jorge Almeida Guimarães

Notícias >>

USP concede Professor Jorge Almeida Guimarães

20/08 - Webinário “Gestão de dados institucionais no ambiente acadêmico”

20/08 - Webinário “Gestão de dados institucionais no ambiente acadêmico”

Notícias >>

Webinário “Gestão de dados institucionais no ambiente...

3ª Edição Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP 2021

3ª Edição Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP 2021

Notícias >>

Parceria PRPG USP e TV Cultura

  • Sete trabalhos da USP são agraciados com o Prêmio Capes de Teses 2021

    Sete trabalhos da USP são agraciados com o Prêmio...

    Notícias >>

    A Universidade foi a instituição brasileira com o maior número...

  •  II Encontro da Pós-Graduação da USP  “Uma Sociedade em Transformação”

    II Encontro da Pós-Graduação da USP “Uma Sociedade...

    Notícias >>

    II Encontro da Pós-Graduação da USP “Uma Sociedade em...

  • USP concede título de Doutor honoris causa ao professor Jorge Almeida Guimarães

    USP concede título de Doutor honoris causa ao...

    Notícias >>

    USP concede Professor Jorge Almeida Guimarães

  • 20/08 - Webinário “Gestão de dados institucionais no ambiente acadêmico”

    20/08 - Webinário “Gestão de dados institucionais no...

    Notícias >>

    Webinário “Gestão de dados institucionais no ambiente...

  • 3ª Edição Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP 2021

    3ª Edição Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP 2021

    Notícias >>

    Parceria PRPG USP e TV Cultura

Imagem: Pixabay

FAQ  - Sistema de Análise da Pós-Graduação – USP

Período de Análise

1. Pergunta: Posso reportar uma publicação que foi aceita em 2016, mas a publicação será em 2017?

Resposta: Não, a produção (publicação, patente, registro e afins) deve ter sido efetivamente disponibilizada dentro do período de avaliação (01/01/2013 a 31/12/2016).

2. Pergunta: Recebi email da Coordenação do Programa onde atuo para preencher o formulário de análise, porém não encontro a entrada do sistema de Análise Qualitativa. O que devo fazer?

Resposta: O sistema está disponível para orientadores com credenciamento Pleno em um Programa de Pós-Graduação da USP,  nos sistemas USP em https://uspdigital.usp.br, com acesso pelo login USP e senha única.  

Busque em DataUSP-PosGrad -> weR_USP-PosGrad -> Análise Qualitativa.

Há usuários com duplo perfil, que para visualizar o sistema precisa alterar seu perfil, ou acessar pelo link:  https://prpg.uspdigital.usp.br/AnaliseQualitativa/

 

3. Pergunta: Sou orientador Pleno em um Programa de Pós-Graduação da USP, mas como orientador de entidade externa, não tenho acesso aos sistemas USP, ou login com senha única. Como devo proceder para acessar o sistema de Análise Qualitativa?

Resposta: Para obter sua senha única, acesse os sistemas USP em https://uspdigital.usp.br e faça a solicitação de “Criar senha única”. Em seguida acesse o WeR-USP para atualizar os seus identificadores de produção científica.  A partir disso poderá entrar no sistema de Análise Qualitativa. Se ainda tiver problemas com a criação de sua senha única, pode contatar a Superintendência de Tecnologia de Informação da USP diretamente em:  https://www.sti.usp.br/contato/fale-conosco/

 

4. Pergunta: Os meus dados de produção científica não estão sendo corretamente contabilizados pelo sistema de Análise Qualitativa, e não consigo alterar os links e valores. Como devo proceder para fazer a correção?

Resposta: O sistema de Análise Qualitativa importa os dados de produção dos orientadores do WeR-USP.  Os dados de identificadores de produção científica devem ser obtidos das bases Google Scholar, Web of Science, e Scopus e seus links devem ser validados na plataforma WeR-USP, e não no Sistema de Análise Qualitativa. 

Observe que os dados do Web of Science não são disponibilizados imediatamente para os índices, podendo levar até semanas. Assim, uma boa política é sempre manter seus dados atualizados.

 

5. Pergunta: Orientei um aluno pontualmente no período de análise, devo preencher o meu formulário no sistema de Análise Qualitativa?

Resposta: Não. O sistema está aberto somente para os orientadores que tiveram credenciamento Pleno em algum período dentro da janela de 01/01/2013 a 31/12/2016.

 

6. Pergunta: Verificando os dados apresentados pelo sistema de Análise Qualitativa observo que o número de alunos que orientei não está correto. Como proceder para efetuar tal correção?

Resposta: Esses dados são obtidos do sistema Janus. Desse modo, se houver informações conflitantes você deve procurar o serviço de Pós-Graduação de sua Unidade para que seja verificado o problema e se for o caso solicitar sua correção.

 

7. Pergunta: Quais os campos do sistema de Análise Qualitativa que posso alterar e corrigir?

Resposta: Os campos que devem ser preenchidos pelo orientador são: item 3, item 4, item 11 (se necessário), item 12, e observações.  O sistema só permite o salvamento de seu formulário se todos esses itens estiverem preenchidos.

 

8. Pergunta: Não tenho os identificadores do Google Scholar, Web of Science, e Scopus. Como faço para obtê-los?

Resposta: Você poderá obtê-los diretamente nas plataformas dessas bases, ou obter auxílio da biblioteca de sua Unidade, ou via o serviço SIBI-USP. Observe que as produções do Web of Science deve ser importadas/atualizadas de tempos em tempos pelo usuário. Não é um procedimento automático.

 

9. Pergunta: Atualizei os meus identificadores do Google Scholar, Web of Science, e Scopus, porém o sistema de Análise Qualitativa não reflete essa alteração. Por que isso acontece?

Resposta: O sistema de Análise Qualitativa é atualizado duas vezes por semana, devido à alta carga de dados demandada. Assim, poderá levar alguns dias até que as alterações realizadas no WeR-USP sejam visualizadas.

 

10. Pergunta: Referente a indicação de pareceristas para o Programa de Pós-Graduação. Posso indicar docentes da própria USP?

Resposta: Sim. O parecerista não pode ter vínculos com o Programa que irá analisar, ou seja estar credenciado no Programa no momento, ou durante o período que compreende a Análise (01/01/2013 a 31/12/2016). Isso pode ser facilmente verificado pela tela do Janus “Docente/Orientador” -> “Vínculo docente”.

 

11. Pergunta: O parecerista para o Programa de Pós-Graduação pode ser um docente de outra universidade? 

Resposta: Sim, desde que o parecerista não tenha vínculos com o Programa que irá analisar, ou seja estar credenciado no Programa no momento, ou durante o período que compreende a Análise (01/01/2013 a 31/12/2016).  Isso pode ser facilmente verificado pela tela do Janus “Docente/Orientador” -> “Vínculo docente”.

 

12. Pergunta: Quem obterá o número USP para o parecerista externo à USP? 

Resposta: A secretaria do Programa de Pós-Graduação deverá obter o número USP do parecerista e enviá-lo para a PRPG, juntamente com a indicação e demais dados do parecerista.

 

13. Pergunta: O Coordenador do Programa deverá contactar o  parecerista antes de indica-lo à PRPG? 

Resposta: Sim, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação deverá contactar o parecerista e ter o seu aval de participação no processo de análise antes de enviar sua indicação  para a PRPG. O(s) parecerista(s) indicado(s) pelo Programa irá(ão) analisá-lo.

 

14. Pergunta: Haverá alguma reunião presencial do parecerista com a PRPG? 

Resposta: Não estão previstas reuniões presenciais com o parecerista nessa fase de análise. O procedimento será feito via sistema de Análise, de modo online, seguindo o procedimento de análise de processos feitos para agências de fomento.

 

15. Pergunta: Haverá remuneração pelo trabalho do parecerista? 

Resposta: A atividade de avaliação é bastante rápida, acreditamos ser o mesmo esforço de uma análise de projeto para agência de fomento. Consideramos uma atividade de parecer voluntário, e não há previsão de remuneração.

 

16. Pergunta: Qual o tamanho do esforço demandado do  parecerista? 

Resposta: Há um formulário de análise com 6 questões que deverão ser respondidas, e acreditamos ser o mesmo esforço de uma análise de projeto para agência de fomento. O período no qual o parecerista poderá realizar a avaliação é de 24/07 a 4/08/2017.

 

17. Pergunta: Após o  parecerista finalizar sua análise, a Coordenação do Programa terá acesso à essa análise do Programa? 

Resposta: Sim.  A partir de 05/08/2017 os Coordenadores terão acesso a avaliação dos Programas que Coordenam, que deverá ser utilizado nas próximas fases do processo de Análise, para a elaboração de suas diretrizes (ações e metas).

 

18 . Pergunta: O sistema de Análise não está mostrando corretamente o número de alunos que realizaram estágio no Exterior. Como posso consertar esse problema?

Resposta: Os estágios dos alunos realizados no exterior em período igual ou superior a 30 dias devem ser cadastrados no sistema Janus no Curso do Aluno pela secretaria do Programa, em “Curso do Aluno” ->”Estágio no Exterior”.  Esse cadastro poder ser feito até a data de defesa do aluno. Após a defesa não é mais possível cadastrar o estágio.

 

19.  Pergunta: É possível cadastrar estágios no exterior realizados por alunos que já concluiram seu curso de Pós-graduação?

Resposta: Não é possível fazer o cadastro de estágio no exterior para alunos que já realizaram a defesa de seu trabalho de pós-graduação e concluíram o seu curso.

DESTAQUE

Fala, Doutor - Bianca Ribeiro: Tragédia familiar - PGM 78

Bianca Ribeiro Manfrini, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP, fala sobre sua tese Tragédia Familiar: A formação do indivíduo burguês em obras literárias do século XX, orientada pelo professor Joaquim Alves de Aguiar. Através dos autores brasileiros José Lins do Rego, Lúcio Cardoso, Nelson Rodrigues e Raduan Nassar, ela analisa a tragédia no contexto da narrativa brasileira.

Próximos Eventos

Calendário Acadêmico da Pós-Graduação

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
Data : Quarta, 8 de Setembro de 2021
9
10
11
12
13
14
15
Data : Quarta, 15 de Setembro de 2021
16
17
18
19
20
21
22
Data : Quarta, 22 de Setembro de 2021
23
24
25
26
27
28
29
Data : Quarta, 29 de Setembro de 2021
30