O Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa - único stricto sensu no Brasil - tem como objetivo central aprofundar os estudos literários portugueses em articulação com outros saberes e culturas em nível de Mestrado e de Doutorado. É voltado para discentes que queiram seguir a carreira acadêmica e/ou envolver-se em projetos de natureza cultural e social.
As suas duas linhas de pesquisa compõem o eixo estrutural do Programa: Poéticas de Expressão Portuguesa e Textos, Contextos e Intertextos.
Os projetos coordenados pelos seus 15 professores envolvem tanto estudos dedicados à época e aos autores consagrados da literatura portuguesa quanto pesquisas transversais que envolvem perspectivas geopolíticas e diversidade cultural. O Programa conta com dois laboratórios de pesquisa: LEPEM - Laboratório de Estudos de Poética e Ética na Modernidade e LIA - Laboratório de Interlocuções com a Ásia - ambos com acordo de cooperação internacional, o primeiro com o CLEPUL (Universidade de Lisboa) e o segundo com a Cátedra de Estudos Brasileiros e Portugueses de Florença.
O Programa possui também outros convênios com a Universidade de Coimbra e com Universidade Nova de Lisboa. Produz a Revista Desassossego (online) que desde o seu 11º número passou a ter a participação de docentes do Brasil e do exterior além da produção discente.
Normas do programa