O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade de São Paulo foi criado em 24 de novembro de 1973 e passou a funcionar, sob recomendação da CAPES, em 1974. Centro de excelência acadêmica e de pesquisa, o PPGCP está sediado no Departamento de Ciência Política, uma das referências nacionais na área. Contando com Mestrado e Doutorado, o PPGCP dispõe de 17 professores em seu corpo permanente e sustenta há duas medições trienais a nota máxima de sete (7), no âmbito do sistema de avaliação da pós-graduação brasileira.
Neste período, o PPGCP se destacou por sua produção intelectual docente, por passos consistentes rumo à internacionalização, pela formação e produção intelectual de seus alunos, pela liderança institucional e visibilidade de suas iniciativas na área de Ciência Política e Relações Internacionais.
O PPGCP orienta-se pela formação pós-graduada de alto nível e pela pesquisa inovadora nas áreas de teoria política, política brasileira e comparada e relações internacionais. As linhas de pesquisa subjacentes a essas áreas cobrem um extenso leque de temas e problemas. Um compromisso transversal a todas elas e que envolve fortemente alunos e professores diz respeito ao desenvolvimento permanente da própria Ciência Política.
Assim, o ensino e a pesquisa não têm em mente apenas o alcance de resultados substantivos, mas o aperfeiçoamento do próprio método de investigação - seja teórica ou empírica. Nesse processo, mantém-se e renovam-se os laços com áreas afins, tais como a dos estudos sociológicos, jurídicos, históricos, filosóficos e econômicos, uma tradição do Programa e do DCP-USP.
Secretaria de Pós
Sexta-feira, das 09:00 as 18h.